- 21 de setembro de 2022
- Posted by: hla
- Category: Sem categoria
Muita gente ainda pensa que as instalações de sanitários e chuveiros são simplesmente tubos conectados, sem levar em conta os mecanismos necessários para que esses elementos tenham um bom funcionamento. Se você pretende construir, recomendamos que conheça um desses mecanismos, que é o Projeto Hidráulico. Vamos falar da sua importância.
Primeiramente, temos que entender para que serve o Projeto Hidráulico, saber o que ele abrange, e ver as suas vantagens, assim ficará fácil compreender a sua importância. Depois disso falaremos sobre os riscos de realizar uma obra sem esse projeto, e como contratá-lo de forma segura e econômica.
É importante ressaltar que o Projeto Hidráulico pode ser referenciado como Projeto Hidrossanitário, sendo comum esse termo no ramo da construção civil. E dentro do Projeto Hidrossanitário temos o Projeto Hidráulico, o Sanitário, como também o de Águas Pluviais, entre outros.
Para que serve o Projeto Hidráulico?
O Projeto Hidráulico serve para definir como a água será distribuída na residência, a quantidade adequada de pressão para a utilização dos aparelhos sanitários, a devida captação ou saída da água da chuva, assim como para evitar que águas poluídas voltem para a tubulação do imóvel.
O objetivo de alguém contratar o Projeto Hidráulico é para que toda essa distribuição de água da residência seja feita de forma eficiente, segura e econômica. E no projeto é especificado de forma clara como deve ser instalado toda a parte hidráulica, de forma detalhada e de fácil compreensão para a pessoa que for executar a obra.
Um ponto importante sobre esse projeto é que, assim como em qualquer projeto residencial, ele precisa estar de acordo com os outros, com o Projeto Arquitetônico, Projeto Estrutural e o Projeto Elétrico. Assim você evita conflitos entre eles.
É possível projetar situações comuns em que será necessário ter o projeto, como na reforma de uma casa, com a criação de novo cômodos, ou a ampliação da residência. Nesses casos será necessário saber por onde os canos hidráulicos passam, não só para evitar complicações, mas para baratear os custos, já que as mudanças serão mais efetivas.
Levando em conta todos esses benefícios, fica mais claro entender que é melhor construir com o Projeto Hidráulico em mãos, devido à segurança, economia e simplificação de reformas futuras que ele proporciona.
Quais os riscos de construir sem o Projeto Hidráulico?
Existem vários tipos de problemas que podem acontecer em uma obra, e em um desses casos é devido à falta de conhecimento do Projeto Hidráulico ou o seu descarte na tentativa de economizar. Nessas situações, podem surgir os seguintes problemas:
- Falta de sistema de tratamento individual de esgoto
- Gambiarras (gatos) na escolha e uso de materiais
- Conexão direta da rede pluvial com a rede sanitária
- Baixa pressão da água
- Furos em canos (com furadeiras)
- Vazamentos
- Gases revertendo do esgoto
- Canalização desprotegida
Não é raro que vigas sejam perfuradas, canos fiquem desalinhados, eletrodutos sejam danificados por excesso de pressão. Mas é possível evitar que esses problemas aconteçam quando se tem conhecimento de toda estrutura da residência, nesse caso, tendo a planta hidráulica.
Portanto, o simples acesso à planta hidráulica da construção pode resolver essas situações, onde é possível localizar os pontos exatos de onde e como as tubulações devem ser instaladas, e depois da instalação, pode prevenir de serem atingidas.
Como contratar o Projeto Hidráulico?
A forma segura e recomendada de contratar o Projeto Elétrico é através de uma empresa de engenharia, pois além de ter os engenheiros capacitados para desenvolver um bom projeto, oferece também a responsabilidade técnica (ART), garantindo a segurança do projeto.
